.
Sensibilizar as crianças para a linguagem plástica, respeitando as suas emoções, os seus conhecimentos e a sua maturidade, despertando o desejo de observar e descobrir técnicas, formas e cores.
Introdução ao desenho, a pintura e ao volume em encontros semanais em ciclos renováveis de 15 aulas. Com o passar dos ciclos, cada criança encontra as ferramentas e os meios para o seu desenvolvimento e progresso, enriquecendo o seu vocabulário e os seus conhecimentos.
Ciclo 1 - 15 aulas
Desenvolvimento do olhar e da coordenação motora.
Noção de volume e espaço.
Experimentação de técnicas com diferentes materiais
Introdução ao estudo da arte através da apreciação, desenhos e
releituras de obras consagradas, de maneira criativa e experimental.
Bases do desenho e da composição, traços e movimentos.
Técnicas de colorir.
Grafite, luz e sombras, lápis de cor, giz de cera, aquarela e técnica
mista.
Argila
Obras produzidas em cada aula.
Ciclo 2 - 15 aulas
Transcrever corretamente as proporções.
Dar volume aos objetos que desenha , perspectiva e sombreamento
Abordaremos os temas das obras consagradas.
Esboço, composição colorida alternando com observação livre.
Desenho artístico com materiais variados, representação de alguma
cena, história ou invenção .
Desenho e da composição artística, traços e movimentos.
Técnicas de efeitos para colorir.
Grafite, luz e sombras, lápis de cor, giz de cera, aquarela e técnica
mista.
Obras produzidas em cada aula.
Ciclo 3 - 15 aulas
Familiarizar-se com a linguagem visual experimentando diversas
técnicas e suportes (guaches, tintas, carvão, aquarela e etc. Pesquisa de
cores, ritmos, formas e composições).
Durante as aulas, a expressão visual e oral das crianças será abordada
em diferentes formas e diferentes tempos de trabalho:
O tempo de observação de imagens que atravessam a história da arte e
gerações de artistas.
Tempo para descrever e compreender a imagem, de forma a expor o
tema geral das próximas expressões.
O momento de se apropriar das técnicas reveladas na construção do
desenho e pintura, para chegar a uma proposta que revele a
personalidade de cada pessoa.
Ao final, verbalizando todas as descobertas e experimentos ocorridos nessas
etapas do trabalho.
Isto resultará regularmente num processo de expressão do trabalho, a
fim de promover o olhar em expressão própia de cada criança.
Faixa etária
Carga Horária:
Duração:
Horários:
Sábados, manhã
*Possibilidade de abrir turmas em horários durante a semana manhã / tarde em função da disponibilidade dos interessados.
Horários previstos para final de janeiro:
Manhãs de Terças - 10h às 11h30 |
Tardes de segunda - 16h às 17h30
Próxima Turma:
1x na semana
Este curso é dado em ciclos renováveis de 4 em 4 meses, sendo:
Opção Mensal 1x semana | R$ (p/4 aulas)
Aula experimental / avulsa | R$
Aulas Particulares de 1,5h | R$